O sistema existe há 4,6 bilhões de anos e se formou a partir de uma nuvem de gás e pó. A gravidade do Sol mantém o Sistema Solar unido. Cada astro segue uma rota ao redor do Sol. Um circuito completo de uma
rota é chamado de órbita.
O SISTEMA PLANETÁRIO
Os oito planetas orbitam no mesmo plano,por isso a região planetária tem formato de disco. Os quatros planetas mais próximos do Sol - Mercúrio, Vênus , Terra e Marte- são sólidos.
Além deles há planetas gigantes- Júpiter, Saturno, Urano e Netuno- são compostos principalmente dos gases hidrogênio e hélio. Seis planetas possuem luas.
CINTURÃO DE KUIPER
Além dos planetas fica o Cinturão de Kuiper, um aglomerado de corpos celestes gelados. A existência do Cinturão foi prevista décadas atrás. Dos milhares de objeto que existem ali, os primeiros foram descobertos em 1992, com exceção de Plutão.
A órbita de dois planetas anões- Éris e Plutão- fica dentro do Cinturão.

A NUVEM DE OORT
Uma nuvem esférica de cometas , chamada Nuvem de Oort, envolve a região planetária e o Cinturão de Kuiper. A parte de fora do cinturão se mistura com a nuvem. Ela é formada por mais de 1 trihão de cometas e cada um segue uma órbita individual. Eles podem viajar próximo ao plano dos planetas,acima ou abaixo do Sol, ou em qualquer área entre eles. A parte de fora da Nuvem marca a extensão da influência do Sol. Além está o espaço interestelar.
FONTE:
MISSÃO :ESPAÇO UMA VIAGEM PELO UNIVERSO
Editora Abril ( REVISTA RECREIO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário